Os profissionais que decidem trabalhar para si mesmo (por conta própria), se depara com uma série de diferenças sobre os profissionais liberais, MEI e ME. No entanto, como sabem em qual você se encaixa? Confira na matéria o que difere cada uma dessas categorias para saber a que se adéqua a você.

Principais diferenças dessas categorias:

Em primeiro lugar, é preciso saber em qual categoria o profissional se enquadra. Ou seja, para então conseguirmos entender quais são as suas obrigações fiscais. Além disso, muitas são as diferenças entre os profissionais liberais, MEI e ME. Inclusive os tributos que são específicos para cada caso. Entenda um pouco melhor cada um deles:

MEI – Microempreendedor Individual

Essa categoria foi criada para formalizar os trabalhadores autônomos que precisam fazer suas contribuições para o INSS de alguma maneira. Além de terem seus direitos como aposentadoria resguardados. São diversos os negócios e profissionais que se enquadram nessa categoria. Como por exemplo: prestadores de serviços, comerciantes e donos de empresas ainda pequena. Em outras palavras, o MEI é como se fosse um empresário, no entanto, com uma renda bruta inferior. O MEI foi criado, então, para diminuir os custos e formalizar um empreendedor iniciante de uma forma justa, sem que ele tivesse que pagar impostos altos.

O teto do MEI anual não pode ultrapassar 81 mil reais e pode-se ter um empregado. Ou seja, caso o valor anual seja maior ou a contratação de mais empregados, a categoria deve ser alterada para ME. A contribuição paga por esses profissionais, reúne o INSS e todos os impostos obrigatórios. Além disso, é necessário que seja feito uma declaração anual de seus rendimentos e a realização do pagamento do imposto de renda para pessoa física.

ME – Microempresa

Os profissionais que passam de MEI para ME, deixam de ser empreendedor e passar a ser um empresário pequeno. Portanto, o valor a ser pago referente as taxas do Governo Federal também são um pouco mais altas. Da mesma forma, o microempreendedor tem algumas vantagens. Como por exemplo: a receita bruta anual é de até 360 mil reais e pode a contratação de empregados sem a mesma limitação do MEI.

Portanto, se você é um microempreendedor e recebe mais do que os 81 mil reais anualmente ou precisa contratar mais colaboradores, regularize a sua situação. Evitando assim, qualquer cobrança desnecessária perante a Receita Federal. Os impostos pago por eles, variam de acordo com a sua renda bruta anual.

Profissional Liberal

O profissional Liberal é aquele que tem alguma formação universitária e que, geralmente tenha algum respaldo de um sindicato. Como por exemplo, médicos, jornalistas e dentistas. Ou seja, que optam por atender em seus próprios consultórios ou em casa. Portanto, esse tipo de profissional deve ser formado e pagar algumas taxas. Além disso, é ideal para profissionais com formação e que não desejam abrir uma empresa. Os impostos pagos por eles, variam de acordo com a renda. Assim como devem estar em dia com o IR de pessoa física, entregue anualmente. O cálculo deve ser feito por um contador. Isso por que, também existem maneiras de diminuir os custos.

Portanto, é de suma importância estar em dia com os seus impostos. Isso garante que sua empresa esteja em dia com a legislação e manterá os seus benefícios previdenciários assegurados. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco, será um prazer te atender.