O investimento para aposentadoria pode te ajudar a conseguir parar de trabalhar mais cedo e com menos dores de cabeça. Além de poder te ajudar a realizar sonhos e tudo aquilo que você mais deseja em longo prazo. Tudo vai depender dos seus objetivos de vida e da sua disponibilidade financeira. Muitas vezes as pessoas só se preocupam com a sua aposentadoria depois de anos de luta. No entanto, isso não é o recomendado, principalmente quando se quer alcançar objetivos e ter estabilidade financeira quando a aposentadoria chegar.

Se você deseja ter um bom planejamento financeiro pessoal, deve se preocupar o quanto antes com a sua aposentadoria. Na maioria das vezes, o valor recebido pelo INSS é muito menor do que aquele que se imagina. É por isso que a muitos trabalhadores, mesmo aposentados, precisam continuar exercendo suas funções para complementar sua renda. Portanto, se você deseja ter uma aposentadoria tranquila, sem depender de um sistema que é falho, comece a se preocupar com ela agora!

Uma boa aposentadoria quer dizer independência financeira. Então, quanto antes ela for conquistada, melhor para você. Quanto mais tempo se tiver para investir, menor será o seu esforço para alcançar o que você tanto deseja. Portanto, leve em consideração alguns aspectos:

  • Com qual renda desejo me aposentar?
  • Qual a parcela da minha renda atual eu quero poupar?
  • Com que idade eu quero me aposentar?
  • Quantos anos ainda restam para isso?

Calcule os gastos após a aposentadoria

Você é o único que pode definir qual será a sua renda futuramente. Ou seja, para a realização desse cálculo, é preciso pensar em todo e qualquer tipo de despesas, como por exemplo: plano de saúde, alimentação, transporte, medicamentos, diversão, e tudo mais que você consiga imaginar para o futuro. Além disso, você pode fazer uma média de quanto pretende gastar mensalmente quando já estiver aposentado. Em outras palavras, todos os seus gastos deverão caber dentro desse orçamento estipulado.

Investimento para aposentadoria – Reserva para emergências

É de suma importância que além da retirada mensal, você planeje uma reserva financeira para emergências. Imprevistos podem acontecer, e você deve estar preparado para isso. Com o planejamento financeiro para aposentadoria já estipulados, pode ser que uma “surpresa” acabe afetando o seu orçamento. Previna-se para esse tipo de ocasião, e garanta melhor estabilidade no futuro.

Quanto investir para a minha aposentadoria?

Isso depende do quanto você quer ter ao se aposentar. Portanto, não existe um valor para ser investido todo mês. No entanto, existem algumas recomendações que podem ser seguidas, variando de diferentes faixas de renda. Por exemplo, se você deseja se aposentar daqui 25 anos, seu investimento deve ser de mais ou menos 17% da sua renda atual.

Investimento para aposentadoria – Confira mais algumas dicas:

O tempo não deve determinar o seu futuro, mesmo que pareça que o objetivo está muito distante e que essa aplicação para longo prazo pareça difícil. Tenha paciência para esperar que o investimento te traga retorno, até mesmo com os juros compostos. Entenda que tudo valerá a pena, mesmo que daqui a algumas dezenas de anos. Além disso, não conte com esse dinheiro a curto e médio prazo. Ou seja, ele deve estar fora do seu alcance e ser investido todos os meses, sem falhas.

Portanto, é fundamental começar a pensar na sua aposentadoria o quanto antes. Em suma, quanto antes esse investimento for feito, mais rápido você estará do seu objetivo financeiro. Se você precisa de ajuda com essa questão, ou ainda restam dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco. Nossa equipe te ajudará a planejar e garantir estabilidade no momento em que você mais pode precisar.